A dieta balanceada está diretamente relacionada com a saúde em geral. Quando comemos, fornecemos nutrientes essenciais ao nosso organismo para mantê-lo forte e resistente a doenças. Os alimentos se dividem em três grandes grupos: construtores (proteínas), reguladores (vitaminas e minerais) e energéticos (carboidrato e gorduras). Em cada refeição devemos consumir pelo menos um item de cada grupo. Um prato colorido também entra na receita, garantindo a dose equilibrada dos nutrientes. Assim, sirva-se de uma boa porção de verdes, amarelos e vermelhos, completando sempre com tons mais claros, que geralmente estão nas fontes de carboidratos, como pães, massas e arroz. Não se esqueça da aveia e de um arroxeado feijão, por exemplo.
Quando se trata de blindar as mamas contra o câncer, os maiores aliados femininos são as frutas, os legumes e as verduras. Essa tríade hospeda substâncias como os carotenoides, encontrados na cenoura, no tomate e no espinafre, além das acitogeninas, camufladas na graviola e na pinha. São substâncias que participam da batalha contra os radicais livres, moléculas formadas naturalmente pelo organismo e que podem agredir o DNA das células, programando uma multiplicação desordenada, que pode ser o estopim para um tumor. Embutidos e enlatados, de uma forma geral, incluindo as bebidas muito adocicadas, devem entrar no cardápio com parcimônia. É que muitas vezes contêm excesso de açúcar e sódio. Evite frituras, preferindo alimentos assados e cozidos, afastando a obesidade.
Outra recomendação é limitar a carne vermelha grelhada a duas porções semanais, porque esse modo de preparo promove a formação de animais heterocíclicas, substâncias de nome complicado que são dotadas de potencial cancerígeno.