1: Chia: A semente, rica em ômega 3, faz com que a comida chegue mais devagar ao intestino. Consequentemente irá demorar de sentirmos fome.
Quantidade sugerida: 2 colheres (sopa) de chia por dia batida no liquidificador com suco ou água. Assim, ela se transforma em um gel que, no organismo, ocupa espaço até 12 vezes maior que a própria semente.
2: Abacate: contém ômega 9, o mesmo tipo de gordura boa presente no azeite, que tem ação anti-inflamatória e prolonga a saciedade. Como é calórico, evite adoçar.
Quantidade sugerida: coma de 2 a 3 colheres (sopa) ou meio avocado (um tipo menor de abacate) por dia.
3: Aveia: É rica em fibras que tem a função de prolongar a sensação de saciedade, reduzir a absorção de gordura dos alimentos e equilibrar o ritmo intestinal. Seu consumo deve ser associado à ingestão de bastante água durante todo o dia para que ela não vire um bolo no intestino e provoque efeito contrário. A aveia ainda ajuda a controlar o colesterol.
Quantidade sugerida: adicionada a frutas, iogurtes, saladas, sucos ou vitaminas, 1 colher (sopa) ao dia é o suficiente.
4: Iogurte: Só vale se for o natural, com 0% de gordura e enriquecido com probióticos, as bactérias boas que vivem em nosso intestino e regulam seu funcionamento. Se estiverem em equilíbrio, você corre menos risco de ficar inchada e seu corpo consegue absorver bem todos os nutrientes vindos da sua dieta habitual. É uma opção de alimento com baixo teor calórico e alto valor nutricional. Trata-se de uma proteína magra, algo importante para aumentar a sensação de saciedade e preservar os músculos durante o emagrecimento.
Quantidade sugerida: consuma até dois potinhos de 150 gramas todos os dias.
5: Gelatina: A versão sem açúcar tem pouquíssimas calorias e pode ser consumida várias vezes ao dia para aliviar a fome. Uma dica é cortar em cubos e guardar na geladeira. Assim, você come sempre que tiver vontade de doces, evitando atacar guloseimas calóricas. O colágeno presente na gelatina contribui no combate à flacidez durante a perda de peso.
Quantidade sugerida: até duas caixinhas ao dia.
6: Uva: A substância piceatanol, presente na uva e em frutas vermelhas, impede o desenvolvimento de novas células de gordura, pois não permite que elas amadureçam. O ativo também está relacionado à liberação de insulina na corrente sanguínea.
Quantidade sugerida: é recomendável começar com uma porção ( ou dez uvas) por dia.
7: Laranja: Assim como outras frutas cítricas, é muito vantajosa para quem está de dieta. Primeiro, porque contém pectina, fibra solúvel que dificulta a absorção de gordura. Também diminui o índice glicêmico da refeição quando consumida com outros alimentos, evitando picos de insulina hormônio que favorece o estoque de gordura.
Quantidade sugerida: saboreie três laranjas ao dia ou três porções de outras frutas cítricas, como limão, tangerina e abacaxi.
8: Chá-verde: Os poderes diuréticos, desintoxicante e estimulante são o grande atrativo da bebida, que não contém calorias. Os benefícios vêm, principalmente, de duas substâncias: cafeína e catequina. Ambas ajudam a impulsionar o metabolismo e aumentar o gasto calórico. Na prática, ele proporciona mais disposição e menos fadiga muscular, o que desperta uma vontade natural de mexer o corpo. Não deve tomá-lo enquanto se come isso faz a pessoa mastigar menos e não perceber quando está satisfeita.
Quantidade sugerida: Para ele, de 4 a 6 xícaras ao dia é o ideal. De preferência, reserve sempre uma para beber antes de cada refeição.
9: Biomassa de Banana: Parecido com um purê, esse alimento funcional é produzido pelo cozimento e processamento de banana verde. Dá para comprar o preparado em lojas de produtos naturais ou até fazer em casa. Se trata de uma pasta rica em prebióticos substância que, é uma espécie de alimento das bactérias probióticas do intestino, Seu consumo favorece a saúde do órgão e o sucesso da dieta.
Quantidade sugerida: não existe um valor exato estabelecido. A dica é incluir 1 colher (sopa) na receita de bolos, sucos e mingaus sempre que quiser.
10: Gengibre: Faz parte do grupo de alimentos termogênicos, como a canela e a pimenta. Sua função é impulsionar o metabolismo, aumentando a quantidade de calorias gastas para manter o nosso organismo em funcionamento. Os benefícios são mais visíveis quando associados à prática de exercícios. É mais vantajoso consumir a raiz fresca.
Quantidade sugerida: use um pedaço pequeno (cerca de 3 centímetros) de gengibre para fazer chá ou rale e adicione a saladas.